O caso da Compal, VENDE-SE!

1. Outubro. 2005

Li recentemente no blogue do Jumento um artigo de respeito à Compal, que quando li a notícia no Diário Economico, simplesmente fiquei estupefacto, são notícias como estas que às vezes me deixam mesmo pasmado. Assim passo a citar o que se lê no conhecido blogue que havia referido:

Se o governo me concedesse um subsídio a fundo perdido eu fazia uma campanha publicitária para aumentar as visitas e depois vendia o burro aos irmãos Oliveiras. Tive este momento de imaginação delirante, quando recebi este recado de um amigo:

«Este assunto está ser ignorado pelos Media. É no mínimo estranho tal silêncio quando olhamos para os números envolvidos. Sabemos que a Compal se encontra à venda e sabemos que em Agosto de 2003 auferiu um subsídio de 6,8 milhões de euros e um valor de sete milhões de euros em benefícios fiscais em sede de IRC.

Ninguém acha isso estranho, ainda mais quando o seu presidente era um destacado membro do Governo da altura?! Existirá devolução das verbas?»

Convém lembrar que a Compal pertence à holding Nuntrivest e que esta agrega os investimentos do Grupo Mello no sector Agro-alimentar, e que na época do subsídio estava à frente da Compal Pires de Lima, um dos homens fortes do PP de Paulo Portas.

Bem, o subsídio terá sido bem atribuído, a Compal poderá ser um bom negócio, e tudo o resto são problemas de consanguinidade resultantes da pequenez das nossas elites empresarias e políticas.

Acompanhando o DE, lê-se aqui, também aqui, mais uma vez aqui e por fim aqui. É assim que se vende o país aos poucos, ora a Compal está com margem de lucros e conseguiu um forte destacamento no mercado nacional e não só, é uma empresa em crescimento e que possui a confiança dos consumidores, portanto, qual o motivo da venda?
Nenhum dos capitais à compra da Compal é nacional, portanto vamos perder mais uma boa empresa em Portugal, continuem com esta visão… só me resta desejar boa sorte aos trabalhadores e reafirmar a questão, porque é que não se fala nisto? Espera-se pela próxima tacada, espera-se tudo.

Artigo da categoria: Portugal

7 Respostas Comentar

  • 1. Bruno Barão  |  2. Outubro. 2005 - 1:23

    Pois, vamos esperar para ver..

  • 2. Pedro Cavaco  |  2. Outubro. 2005 - 2:45

    Se tivesse dinheiro, eu prórprio comprava a Compal :)

  • 3. Bruno Barão  |  2. Outubro. 2005 - 14:45

    LOL, não queres mudar de curso? :P

  • 4. Pedro Cavaco  |  2. Outubro. 2005 - 19:06

    lol vou para quê?

  • 5. polis  |  4. Outubro. 2005 - 0:45

    È realmente apreensivo a venda da Compal.
    O mais grave, se bem que com menos eco na comunicação social, é que não é apenas esta que sera vendida se o negocio se concretizar.
    No entanto não vejo nenhuma referencia a compra bem recente da companhia de oleos americana pelo grupo Nutrinveste, e esta têm uma dimensão muito superior a nossa “nacional” Compal, (como tb não vi, quando da compra do “bongo” a multinacional Nestlé); e sobre a venda da Trinfo a multinacional ………… ???
    Por muito saudosistas que sejamos, caro Pedro, isso chama-se economia de mercado.
    Quanto ao subsidio………………..há por ai alguma falta de informação.
    De alguém que trabalha no grupo Nutrinveste.

  • 6. O niilista de m%$/&/!!! O Grande Boi!!!!  |  4. Outubro. 2005 - 3:58

    Seja o grupo Mello (mesma família do patrãozinho Alfredo da Silva, que até tem direito a estátua), uma das seis famílias que explora portugal inteiro, e que sempre explorou (exepto quando isto agitou, o que só durou uns mesinhos) aqui em portugal a deter os capitais da empresa que está por trás da marca “compal” ou seja outra empresa qualquer, é igualzinho ao litro. Vós não ides passar melhor. Ao ponto a que isto chegou, só pior. Além do mais, não vos preocupais que esses senhores não brincam em serviço e não vão vender porque andam à rasca de dinheirinho como a generalidade dos portugueses, e como todos nós. O dinheirinho custa muito a ganhar… Daqui por 10, 100 ou mais anos vamos viver num mundo sem bandeiras e em paz. E lembrar-se-á álguem dos Mellos tiranos e do “compal”?

  • 7. Pedro Cavaco  |  4. Outubro. 2005 - 11:51

    Polis: É bem verdade a questão dos óleos.

    Nilista: E então? vamos todos ficar de braços cruzados perante isso é?

Comentar

Requerido

Requerido, oculto

Algum HTML permitido:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Trackback a este artigo  |  Subscrever via RSS Feed


Programa

Outubro 2005
S T Q Q S S D
« Set   Nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Artigos mais recentes