RIIA-se com os mp3
9. Maio. 2006
Estava eu e ler uns artigos sobre os direitos de autor, quando acendi a luz que estava perto do computador, nessa altura pensei… Se cada mp3 legal custa 99 cêntimos e se hoje já temos leitores de mp3 com mais de 1G, se o leitor custar no máximo 200 euros e supondo que terá mesmo 6G, neste caso valor que iremos gastar em mp3 para o usufruir ao máximo, será de aproximadamente (supondo 5M para cada mp3) de 1200 euros (240 contos). Resumindo gastamos 200 euros no leitor e 1200 no produto o que não deixa de ser curioso. Talvez seja mesmo o próximo passo de actuação da “RIIA”-se, dado que quem compra um leitor desta envergadura é um suspeito provável ao porte de uns mp3zitos não legais, ou então é uma pessoa com muito investimento na cultura… Também neste âmbito e dado que as fotocópias de livro passaram a ter uma taxa de direitos de autor, questiono-me para quem vai o dinheiro dessa taxa, se for para a SPA, questiono como é que os autores que não estão inscritos nela, vão alguma vez receber a colheita do fruto…
Artigo da categoria: InfoTec
2 Respostas Comentar
1.
João Matos | 9. Maio. 2006 - 0:11
chegaste lá! é exacamente esse o dinheiro que eles querem que gastes.
Vai com calma! Não é suposto consumires 6g de mp3 de uma vez… depois admira-se que o router se queira matar!
No fundo no fundo a opção de comprar ficheiro a ficheiro é uma boa medida, pelo menos mais barato. O problema é simples: será que meia duzia de 0′s e 1′s valem isso?
Gostam? Concertos! Ajudem os artistas acabem com o monopólio das editoras.
2.
Pedro Cavaco | 9. Maio. 2006 - 0:21
Mas eles promovem tanto os 99 cêntimos do mp3, também deviam explicar que se perde uma qualidade de som relativa neste tipo de ficheiro, em comparação com por exemplo um CD. Eu neste momento compro o cd dos Coldplay a 8 euros numa loja e a 14 em mp3 na internet com uma qualidade inferior, e esta hein!
Comentar
Algum HTML permitido:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>
Trackback a este artigo | Subscrever via RSS Feed